CASA PEQUI - 703m²

Casa térrea e minimalista de Steel Frame em Park Way, Brasília-DF,  para uma família goiana 

que é apaixonada por Brasília e Pequi. 

CASA PEQUI

A casa térrea em steel frame é para uma família que aprecia e valoriza a arquitetura. Uma família goiana que adora Brasília e queria uma casa que envolvesse o terreno por um motivo peculiar: um pé de pequi localizado no fundos do terreno. Segundo a cliente, o Pequi, historicamente alimentou a fome de muitas famílias. É um alimento forte, perene, características que representam a família.

 

Elementos que trazem memórias afetivas são importantes para deixar a casa do jeito que a família sonha. Então, viramos toda a casa para o pé de pequi. Para isso, criamos dois volumes retangulares, sendo um para a área íntima, onde ficam os quartos, e outro para a área social, onde ficam as salas, cozinha e área gourmet.

 

A casa é elevada do piso por duas razões: a primeira é técnica, para evitar problemas na estrutura da casa em steel frame. A segunda é estética, para trazer imponência à residência.

Há um grande painel de alumínio que imita a madeira na fachada. Ele se integra à porta que vai do piso ao teto sem batente. O alumínio exige menos manutenções e é mais leve que a madeira, por isso a escolha. O mesmo material foi usado para vedar a parede externa dos quartos, voltada para a área de lazer.

A casa possui um acesso separado para o escritório. Essa decisão foi importante para a privacidade 

e rotina da família. 

 

Uma grane parede de pedra moledo atravessa toda a casa, trazendo mais beleza, conforto e integração entre os espaços.

Com a premissa de integrar os espaços sociais, mesclamos o sistema em aço leve de steel frame com o aço pesado por meio de uma grande viga que passa pelas salas e propicia visuais desimpedidas para a área externa da casa.