REFORMA EM APARTAMENTO DE 140m² - ACONCHEGO E PERSONALIZAÇÃO

Um apartamento colorido, descontraído, aconchegante e com cara de casa!

 

Esses foram os principais pedidos dos nossos queridos clientes e amigos, José Vinagre e Polini Carvalho quando eles nos pediram para encarar o desafio de fazer o projeto do apê deles lá na barra da Tijuca no Rio. A obra já foi executada e você vai conferir detalhes!

 

 

 

Primeiro vou te falar sobre a sala. A primeira coisa que a Polini me disse foi que ela não queria um apartamento neutro. Estava de saco cheio daqueles apartamentos padronizados e beges. Eles queriam cores! Por isso, a mesa chama muita atenção e tem um papel de destaque. Eles queriam uma mesa grande e compraram antes mesmo do projeto que, por sua vez, fizemos em torno dessa mesa!

 

 

 

Pra compor com esse ambiente mais chamativo, trouxemos um pano de fundo cinza, uma textura que imita o cimento queimado. A mesma solução foi fita no teeto, pois iríamos trazer muitas cores nos ambientes e o cinza traz equilíbrio.

 

Luminária contemporânea

 

 

 

Eu sempre tento trazer conceitos do Feng Shui nos projetos e um deles foi o uso do espelho de frente para a porta, pois traz boas energias. Além do mais, dá pra tirar AQUELA selfie antes de sair de casa! Iluminação embaixo e em cima com fita de LED que dá destaque ao cimento queimado.

 

 

 

A textura de tijolinho era uma parede existente e eles queriam o tijolinho. Encontramos um revestimento cerâmico, como se fosse um porcelanato, mas é uma pecinha do tijolinho. Uma dica pedrada para esse tipo de acabamento é fazer a meia esquadria.

Sala: composição de quadros da Urbanarts que eu adoro!

 

 

O painel da dá-la foi um ponto chave no projeto. É um painel laqueado azul que contrastamos com um cinza um tom acima do cimento queimado e próximo o sofá. Isso cria um equilíbrio. Uma coisa que eu gosto muito em projetos de interiores é associado a elementos para Ter uma sensação de congruência. Onde você não entra em um espaço que parece uma mostra de decoração em que cada coisa é denúncia jeito.

 

 

 

Cozinha:
Uma coisa bem legal da cozinha é que temos um painel que tanto integra quanto divide a sala da cozinha. Isso para dias que você tem um jantar mais arrumado e não pode mostrar aquela bagunça, ou simplesmente para privacidade.

E a divisão fica exatamente na bancada de refeições rápidas.

 

 

 

Quarto do casal (suíte):

Um quarto super aconchegante e personalizado.

Usamos a cor turquesa fumê da Coral com uma composição de quadros da @urbanarts Temos uma cama king . Como não tinha um espaço muito confortável para uma cama king, colocamos uma única mesinha de cabeceira e do outro lado, fizemos uma prateleira que dá apoio para a cama. Do outro lado do quarto, criamos um espaço com penteadeira para a Polini, um papel de parede com estampa geométrica sutil, prateleiras para itens de decoração personalizados e plantinha que, inclusive, tem na casa toda!

 

 

 

Home office:

O home office já era uma realidade pro vinagre, que trabalha com conteúdo e marketing e precisávamos citar um ambiente personalizado e adequado! Esse espaço era uma das premissas. Um espaço fechado, separado onde ele pudesse trabalhar com foco. Um ambiente instagramável. Pensamos em um espaço bem versátil com três possibilidades de cenas: a cena principal onde ele fique sentado na cadeira, uma estante atrás com nichos e objetos decorativos super personalizados.

 

#Dica pedrada: como o espaço não é grande, para dar amplitude, usamos o mesmo acabamento da parede nas duas portas. Assim, nas transmissões e fotos as portas não irão aparecer!

 

Ao lado da mesa, criamos um armário para o Vinagre colocar sua coleção de bonecos que fazem parte da sua história.

 

#Dica pedrada: concentre elementos iguais em espaços próximos.

 

 

 

Quarto da Júlia:

Esse quarto é um xodó pra mim. Tudo nesse apartamento foi muito pensado. Então reformamos aproveitando ao máximo o que já existia. Nesse quarto existia uma marcenaria escura. A ideia foi revestir a marcenaria com um adesivo vinílico! Em um dia a empresa fez a adesivagem do ambiente e deixando-o mais clean, do jeito que ela queria.

O revisteiro já existia. Só precisamos mandar laquear na mesma tonalidade da parede. Além disso, criamos um
Móvel pequeno que coube num canto do quarto, liberando a circulação e trazendo mais uso ao ambiente!

Com soluções estratégicas, conseguimos ampliar um ambiente pequeno!

 

 

 

Quarto da Vinagrete, a Lulu:

Esse quarto tinha uma premissa muito importante: tinha que se lúdico, tinha que ser espaçoso e é uma metragem não muito grande, então tivemos que otimizar. Por isso, encostamos a cama no canto, ao lado direito já existia um mobiliário, colocamos uma TV no fundo do painel e propusemos uma parede de cortiça. A Luiza é muito criativa e precisava de um lugar para colocar suas artes.Trouxemos um conceito lúdico com um contorno de casa em torno da cama. Essa cama também tem caráter de sofá, então a Lulu poderá assistir TV como se estivesse na sala! Ela queria poder receber as amigas, então na cama de solteiro feita sob medida pra Luísa e temos um gavetão onde sai uma cama para as amigas dela.

 

 

 

Espero que você tenha gostado desse passeio com a gente! 

 

 

 

Comente aqui embaixo o que mais chamou sua atenção. Eu gostaria muito de saber! Se quiser acompanhar melhor nossos projetos, nos acompanhe no Instagram @bora.arq

 

 

 

 Confira as imagens desse apartamento a seguir:

BORA Arquitetos Associados Ltda. │CNPJ: 23.921.247/0001-46 │ Lago Sul, Brasília-DF │61 32543085 │ [email protected] │ Copyright 2020 – Todos os Direitos Reservados