+55 (61) 3254 3085 | 9960.1802

3 dicas que você precisa ler antes de começar a construir ou reformar

3 dicas que você precisa saber antes de começar a construir ou reformar

baby-1093759_960_720

 

Você está pensando em construir ou reformar? Não sabe muito bem por onde começar, mas entende que esse é um grande passo na sua vida?

Hoje eu vim te ajudar com 3 dicas essenciais para qualquer pessoa que esteja passando por esse momento tão especial na vida!

architecture-692369_960_720

Sei como deve estar sua ansiedade em começar a ver tudo, a ver sua casa ou seu apartamento pronto! Já deve estar se imaginando lá… Curtindo com sua família, ou então apenas aproveitando um dia tranquilo num lugar confortável e que você tenha orgulho de chamar de lar!

Mas o que eu vim fazer aqui, as dicas que vou te dar, são infalíveis para que esses momentos sejam de fato os melhores possíveis! Afinal, para um passo desse tamanho ou um investimento desse não cabe improvisos, não é mesmo!?

Bom, então vamos lá! A primeira dica que te dou é: defina quais ambientes quer em sua casa.

 

 

Dica #1: Defina o seu “programa de necessidades”

Entenda bem sua rotina e veja quais são os espaços necessários para que você tenha um lar que te atenda.

Nesse momento, além de listar os ambientes – um a um – tente se lembrar de tudo que precisa para uma casa ideal… Óbvio que depois tem que ajustar a sua realidade financeira e de disponibilidade de área, mas explico um pouco mais a frente – você precisa entender o que você faz em cada um deles! Isso mesmo, entender seus hábitos, veja qual é o lugar que você mais gosta de ficar na casa ou no apartamento.

Se é na cozinha, no quarto, na sala, varanda… Enfim entenda bem os SEUS hábitos (e de quem for morar com você).

Na sua lista, entenda se os espaços/ambientes são para que tipo de permanência… Por exemplo, podem ser de passagem ou permanência prolongada!? Qual a tipologia de uso? Relaxamento? Encontro?

 

chihuahua-621112_960_720

 

Se for preciso descreva com palavras os seus hábitos, o sentimento que você tem por cada espaço, ou melhor, o que você gostaria de ter neles…

Feito isso, as chances de você sentir depois da obra pronta que faltou um depósito, um armário ou uma copa por exemplo, são bem menores!

Ah, nesse momento é interessante também pensar (e listar) o que você quer em cada ambiente! Aí você me pergunta: mas será? Não é se antecipar muito? Ou então não consegue ainda imaginar tudo isso? Calma, vou te ajudar!bed-1348721_960_720

Pensa por exemplo quantas pessoas você costuma receber em um jantar… Assim você consegue pensar em quantos sofás ou quantas cadeiras precisa ter em sua mesa.

Pode parecer exagero, mas quanto mais informações você conseguir listar nesse momento, mais perfeita sua casa será! Mais a sua cara! Mais atenderá a sua família, aos seus filhos, se tiver!

 

Dica #2: Descubra seu estilo

Bom, parece óbvio, parece fácil, mas não é! Sei que é um momento de muitas dúvidas, muitas indecisões e muitas discussões (às vezes até mais acaloradas)… Pra muitos é a melhor parte. Quando você entra em vários sites, pesquisa no Google referências e exemplos de casas…

young-691228_960_720

Se você ainda não fez, não perca tempo (só leia esse texto até o final, mas já vai se divertir nessa parte da brincadeira!), comece pesquisando, mas se organize desde já!

Para quem vai construir casas do zero, comece pesquisando imagens do exterior das casas para depois ir aprofundando para o interior! Acredite em mim, se você começar sem um direcionamento, você vai gostar no início, mas vai se estressar rapidamente por falta de objetividade!

Tem varias fontes de pesquisa! A minha preferida é o Pinterest, porque por nele, além de pesquisar, você já consegue organizar as imagens! Você pode criar painéis, por exemplo um de “Fachadas de casas”, outro de “áreas de lazer”, outro de “interiores”, ou até mais específicos ainda como “salas de jantar”, “salas de estar”, “piscinas”, “jardins”…

Capa pinterest BORA

Clique nesse link para criar um perfil no Pinterest se você não tiver e aproveite para seguir o nosso painel por lá!

architect-791707_960_720Ou pode apenas salvar as imagens do Google, Instagram, Facebook, ou outra rede social, e organizar em pastas no seu computador por exemplo! Se não for muito adepto à tecnologia e gostar de uma boa e velha revista, nas bancas tem algumas ótimas como Casa Vogue, Casa Cláudia, Arquitetura e Construção…

Lá você encontrará imagens de projetos incríveis para se inspirar e inspirar seus arquitetos!

 

A forma que você vai separar, se é salvando em pastas, recortando, colando post-its, é indiferente, mas o importante é que essas referências estejam organizadas, pois você precisará olhar pra elas por diversas vezes ao longo dos próximos meses!

Ah, lembrei de um detalhe legal do Pinterest (tá vendo que eu gosto mesmo né? rs) é que você pode compartilhar os “painéis”. Você pode incluir colaboradores como seu cônjuge ou arquitetos por exemplo, assim as imagens estarão disponíveis para quem quiser ver!

Agora preste bastante atenção no que vou falar, se você é casado ou casada, ou vai dividir sua casa com alguém, amigo, parceiro, familiar… Enfim, lembre-se que a questão estética interfere diretamente no humor das pessoas que vivenciam o ambiente! Portanto, tenha isso em mente e entre num acordo com todos os envolvidos!

Alguém vai ter que abrir mão de algo, pondere bem para evitar brigas e desentendimentos! Não são raros os casais que brigam nesse momento, mas faça o possível para evitar, tolerância e empatia são extremamente importantes nesse momento!12726518_6042664170269_913839973_n

Basta lembrar do seu propósito, de ter o seu lar perfeito, que vai ser mais fácil evitar brigas por besteiras…

Ainda sobre o seu estilo, e ainda com a consciência de que o melhor momento para entrar em acordo de gostos e ideias é agora, aproveite e faça uma listas de cores!

the-interior-of-the-1508271_960_720Utilize uma escala de preferência, se gosta de tons pastéis, frios, claros, escuros, se gosta de cores vibrantes ou não… Se for uma pessoa antenada com tendências, pesquise um pouco das cores usadas nas últimas mostras, feiras de decoração… Uma ideia é rever as referências que você separou (estou considerando que você vai seguir a ordem das dicas viu!?) e tentar traçar uma linha comum, ver as cores que mais se repetiram e certamente são essas as que você gostaria de ter em sua casa!

 

Certo, agora com sua lista de ambientes prontas e com o entendimento do seu estilo, do seu gosto, vamos para a última dica! A dica que vai buscar garantir a viabilidade do seu sonho!

Dica #3: Prepare o seu orçamentobackground-21657_960_720

Ok, você quer, você gosta, você sonha… Mas vem cá!? Desculpe a indiscrição: você pode?

Você precisa já pensar em quanto você quer ou pode gastar. Qual a verba disponível para seu investimento? Tem que ter ideia se o dinheiro é suficiente para executar seu sonho!

Existem métodos de estimativa financeira para gastos na obra!

Não são extremamente precisos, mas quando calculados considerando toda a situação, o programa de necessidades, o padrão de intenção de acabamentos e materiais, no caso de construções novas, o terreno, fundações… enfim, quanto mais quantificar, quanto mais itens você puder listar e estimar, mais próximo do investimento necessário você consegue chegar!

Outra opção é você já ter um limite financeiro estipulado e informar esse valor pro profissional de arquitetura que vai te auxiliar! Não guarde esse valor pra você!

Por exemplo, quando vai no médico você não tem que ser sincero e contar o que está acontecendo com sua saúde? Por pior que possa ser, você precisa contar pro médico não é? Pois então, com o projeto da sua casa não tem outra forma! Você deve contar quanto tem para gastar ou quanto quer gastar, para que o profissional adequado pense no seu projeto a partir de um limite de intenção de gastos!

Se quiser ler um pouco mais sobre esse assunto, dê uma olhada nesse outro post que fizemos:

DESCUBRA como fazer a OBRA caber no seu bolso

Dessa forma, seguindo esses passos, as chances de você alcançar os seus objetivos e ter uma casa dos sonhos, uma casa que reflita a sua personalidade e que se adeque aos seus hábitos são bem maiores!

doorway-690338_960_720

O arquiteto, por melhor que seja, não tem bola de cristal, então cabe a você informar todos os seus anseios para que ele projete com segurança e de forma personalizada!

Lembre-se de passar todas essas informações de forma bem clara para quem for fazer o projeto da sua casa, pois apenas assim, com transparência e entendimento das suas necessidades, ele será capaz de transformar seu sonho em realidade!

Espero que tenha sido útil para você, conte conosco para te ajudar nessa empreitada! Sabemos como é um momento importante na sua vida. Qualquer dúvida que tiver, mande pra gente por e-mail ou preencha o formulário de contato em nosso site! Nosso e-mail é boraarquitetos@boranaobra.com.br.

Nos acompanhe também nas redes sociais e até o próximo conteúdo! 🙂

Para os nossos clientes, nós criamos um atalho! É um questionário super prático com as perguntas que você precisa responder para ter essas informações de forma organizada! Quer saber mais e ainda receber mais conteúdos como esse, sempre em primeira mão? Então se cadastre e já receba o documento em PDF para começar a usar hoje!

Quero receber agora!

Espero que goste! Deixe um comentário aqui se tiver sido útil para você!

Grande abraço,
Rafaella Vieira

Arquiteta do BORA

Deixe um Comentário