+55 (61) 3254 3085 | 9960.1802

Single Blog Title

This is a single blog caption

Descubra como fazer a Obra dos seus Sonhos caber no seu Bolso! $$$

Em tempos de crises político-econômicas, e com um cenário de incertezas que temos vivido, seguir adiante com o sonho de construir sua casa nova sem se preparar o suficiente pode ser um tiro no pé! Muito cuidado antes de começar!

Algumas informações básicas precisam ser levadas em consideração, e nossa intenção aqui é te dar um norte para evitar gastos desnecessários!

Problemas evitados não entram em estatísticas!

Particularmente adoro essa frase e utilizo bastante para argumentar sobre o fato de que optar pela contratação de um profissional gabaritado traz amparo técnico, segurança financeira e, arrisco dizer, até psicológica para o cliente.

É como em estatísticas de trânsito, é fácil quantificar os acidentes que acontecem, mas não os que foram evitados!

Um projeto irá encarecer a sua obra?

c42c01_50288b342c7741bd9359426031173758Não, muito pelo contrário! Se baratear a obra for um critério seu, esse profissional, arquiteto, será capaz de tomar decisões de projeto que geram economias, ou ao menos evitam gastos que não sejam compatíveis com o que você espera!

 Como? Um arquiteto, além da noção do que é caro, do que é barato e do que vale a pena investir, pode elaborar para você uma estimativa de custos com base em suas idéias iniciais, através de um calculo ESTIMATIVO, que usa o método CUB! Me perdoe pelo ESTIMATIVO em letras garrafais, mas é importante frisar isso! Que para você ter um orçamento de verdade, você precisa de um Projeto Executivo.. mas não se preocupe com isso agora, vou te explicar melhor depois (clique aqui para receber por e-mail mais informações sobre o tema) ! 🙂

Em suma, o seu arquiteto deverá fazer escolhas de materiais de qualidade e que componham um orçamento de obra que combinem com o que você tem financeiramente falando! Ou seja, você precisa ser sincero em relação a isso.. não tenha vergonha em dizer ao profissional, quanto você tem para gastar!

A partir do início do seu projeto, é possível também, com alguns profissionais, contratar um Orçamento Preliminar, que nada mais é do que um orçamento mesmo, só que feito em cima de projeto em desenvolvimento!

Certamente nesse momento o orçamento se aproxima muito mais do real.. e dependendo do valor final, você pode dar um passo pra trás, ou seja, mudar o projeto ou então dar sequência! Concorda que é muito mais vantajoso para você fazer mudanças no papel do que depois que a obra começa e você percebe que não terá dinheiro para terminar?

Não basta um belo projeto guardado na gaveta. Isso não é interessante para ninguém, muito menos para a realização do seu sonho!

Arquitetura é obra construída

Um orçamento, quando feito baseado em um bom Projeto de Arquitetura, possibilita a realização de uma obra de qualidade com um custo diferenciado e planejado.

Essas ações evitam que o dinheiro acabe antes do final da sua obra.

Não é interessante que ajustes sejam feitos no decorrer da obra, pois antever problemas é sempre muito melhor do que remediá-los. A visão global de um arquiteto garante que certas escolhas, feitas para baratear custos, não prejudiquem a qualidade do produto final.

Seja também muito realista com seus sonhos… não estou dizendo para não sonhar alto, mas busque referências de preços das coisas que você gosta.. dê uma passeada em uma loja dessas de construção e comece a mapear as faixas de preço… Evite ficar boiando quando se trata do seu dinheiro! Vale a pena tanto você quanto o profissional que estiver fazendo seu projeto estarem alinhados com essa idéia!

“Eu conheço um mestre, ele me mostrou muita obra de qualidade executada!”

c42c01_00e448a615764fc0a7f2e6ad5594e0a8Muitas vezes ouvimos essa frase de pessoas que pretendem realizar seu sonho de casa nova ou do seu negócio sem a contratação de um arquiteto com o  simples intuito de baratear. Ai é que começam os problemas, pois escolhas erradas podem custar muito mais caro do que um Projeto de Arquitetura

Bom, eu também conheço bons mestres e sei da experiência e conhecimento de muitos deles, mas devemos sempre nos perguntar: quem era o responsável por essa obra que o mestre executou?

Quem está por traz das principais decisões? Houve um projeto de Arquitetura? E se houve, quem o fez?  Enfim, são muitas perguntas que devem ser feitas, e feitas para as pessoas certas. Provavelmente tiveram outros envolvidos e vale a pena buscar estas informações.

É claro que é importante ter uma boa equipe dentro do canteiro de obras, mas contratar diretamente o mestre de obras ou empreiteiro, sem um Projeto Executivo (clique aqui para receber dicas para quem está começando a pensar em Projeto diretamente no seu E-mail), nunca é uma boa opção – e muito menos seguro -, ainda mais quando se pretende fazer economias.

Um exemplo cotidiano

c42c01_d578d980f3f34bb4b25c7e57ae95a1d3É comum que pessoas procurem lojas sem ter um Projeto de Arquitetura prévio para comprar determinado produto para sua construção. Quando isso acontece, a loja – seja de marcenaria, mobiliário, marmoraria, revestimentos ou iluminação (entre outras) – disponibiliza um “projeto” para determinado produto, o qual ela mesma vende.

Como boa vendedora que se preze, essa loja tem como princípio primário especificar o maior número de itens possível (ou o mais caro deles), mesmo que não haja a real necessidade. Vejam bem, não estamos aqui julgando qualquer qualidade de projeto arquitetônico, estamos apenas mostrando que um profissional, arquiteto, imparcial, é capaz de gerar significativas reduções nos custos de um determinado item de sua obra, já que o mesmo, por ter uma visão global, deve primar apenas pelo necessário em seu projeto, principalmente quando a economia é um dos objetivos.

Saiba o que você realmente quer!

Quando se trata de qualquer projeto, seja de arquitetura ou de vida, o ideal é que se faça um planejamento e isso abrange a análise de todas as variáveis possíveis. Para que a sua expectativa não seja frustrada você pode, e deve contar com um Arquiteto. Afinal, se você não tem muita certeza do que quer, este profissional poderá orientá-lo tecnicamente com base em seu conhecimento.

Quando se trata de valores o melhor a se fazer é ter uma relação aberta e de confiança entre ambas as partes (cliente e arquiteto). Dizer quanto pensa em gastar, como quer gastar, etc., para que o profissional possa trabalhar em condições reais, é um pré-requisito obrigatório para iniciar qualquer projeto de sucesso.

É muito importante tomar decisões assertivas nesse momento da sua vida!

Dá uma lida nsse artigo com 3 dicas para quem quer construir ou reformar  que ele pode te ajudar ainda mais nessa jornada, nós sabemos como é um momento importante para você!

Enfim, é isso! Esperamos ter ajudado um pouco. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe-nos um comentário ou envie um e-mail para boraarquitetos@boranaobra.com.br que teremos o maior prazer em respondê-los.

Se gostou, compartilhe com seus amigos e nos ajude a transformar mais sonhos em realidade!

Forte abraço, 🙂

Rafaella Vieira

Arquiteta do BORA

Deixe um Comentário